segunda-feira, 31 de agosto de 2009

VI Encontro de Professores Coordenadores


Nas dependências do Centro Universitário Salesiano de São Paulo no dia 25 de agosto de 2009, aconteceu o VI Encontro de Professores Coordenadores (PCs) e Supervisores de D.E. Norte 1.

O tema do encontro tinha como eixo motivador: “O professor coordenador pode mudar o resultado pedagógico de sua escola”. Para melhorar a qualidade de ensino e aprimorar a formação de formadores é essencial que se promovam Orientações Técnicas (OTs) que tenham por objetivo o aperfeiçoamento e a atualização dos nossos educadores, líderes na D.E. e nas escolas.

Encarregados pela CENP, participaram como coordenadores e responsáveis pelo momento de formação, os supervisores Militino Roza e Márcia Marchesin. No suporte pedagógico e logístico trabalharam a Supervisora Ivonete e o PCOPs Divo e Menon.

As supervisoras Cláudia, Marlene e Isabel exerceram a função de formadoras, tarefa que lhes havia sido confiada pela CENP, no encontro ocorrido em Serra Negra. Tivemos ainda a presença dos supervisores Rosângela Ávila, Luiz, Lúcia e Albanita.
Inicialmente o supervisor Militino e a supervisora Márcia apresentaram breve histórico da Educação no Brasil e do papel e função do PC no interior da escola, ocupando um espaço pedagógico importante e como elo de ligação entre as expectativas de aprendizagem dos alunos e a gestão de aprendizagem na sala da aula.

De forma precisa, técnica e objetiva a supervisora Marlene discorreu sobre “A importância da implementação do currículo: construção e concepções para garantir o processo do ensino-aprendizagem’’.

A metáfora, vídeo sobre o jogo de voleibol e estratégias e planos para atingir a vitória, levaram a muitas reflexões e identificação com o trabalho do PC na escola.
Em seguida os PCs foram divididos em 4 grupos, para trabalhar em oficinas os temas:
1. O PC como integrante da equipe gestora - funções, espaços de atuação, suportes e parcerias.
2. O PC gestor do currículo
3. O PC avaliador.

Para a concretização do trabalho nas oficinas, em cada sala de aula participaram como formadores palestrantes, os PCs que foram capacitados no encontro de Serra Negra.

Haverá na próxima terça-feira, dia 01/09, uma reunião com toda a equipe gestora da OT para avaliar o encontro e programar a continuidade do trabalho realizado, planejando novos encontros de formação e aperfeiçoamento dos Professores Coordenadores.

É de suma importância que todos os supervisores e Professores Coordenadores da Oficina Pedagógica se envolvam nessa tarefa, para garantir o sucesso da implementação do currículo oficial do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário: