quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Convite para Cursos Satélites para professores do ensino básico na USP

Convite para Cursos Satélites para professores do ensino básico na USP

SATÉLITE 1 - FEVEREIRO/2011- Desenvolvimento de Experimentos para subsidiar o ensino de Física - Prof Fuad
Local - Sala 100 do Instituto de Física da USP
Data : 07 a 11/fev/2011
CURSO DO PROF FUAD SERÁ DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 8H30 ÀS 17H30. Não haverá hospedagem desta vez.
Serão explorados, através de oficinas, experimentos básicos de mecânica, calor, ótica, eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo visando oferecer ao professor uma oportunidade de utilizar experimentos de demonstrações e para atividades em grupo:
• MECÂNICA: Estudo de movimentos, energia cinética e potencial, densidade, pressão hidrostática e atmosférica.
• CALOR: Transferência de calor, mudança de estado, ponto de orvalho.
• ÒTICA: Reflexão da luz, espelhos, refração da luz, reflexão total, lentes.
• ELETROMAGNETISMO: Experiências de eletrostática, circuitos elétricos, imãs, indução eletro-magnética, motores simples.
INSCREVA-SE!

http://web.if.usp.br/extensao/node/80

SATÉLITE 2 - MARÇO/2011-Funções e Modelagem - Profa. Martha Salerno Monteiro (IME)
Local - Instituto de Matemática e Estatística
Informações sobre as inscrições do curso "Funções e modelagem" podem ser obtidas pelo telefone 3091-6160, pelo e-mail caem@ime.usp.br ou no site
http://www.ime.usp.br/caem

• O estudo de funções tem um papel central na Matemática da Educação Básica, sobretudo no Ensino Médio. O conceito de função é importantíssimo para a descrição e para a compreensão de fenômenos relacionados a grandezas que variam. Poder acompanhar e analisar situações de crescimento e decrescimento em geral, tais como crescimento populacional, devastação de florestas, propagação de doenças, inflação, bem como reconhecer certos padrões de mudanças são alguns exemplos de situações cuja descrição e estudo são feitos de forma eficiente por meio de funções. Diversas pesquisas sobre o ensino de funções mostram a dificuldade dos professores em desenvolver os conteúdos de forma a alcançar objetivos educacionais relacionados ao tema. A maioria dos livros didáticos inicia o estudo de funções dando muita ênfase a aspectos teóricos como determinação do domínio, reconhecimento do contradomínio, determinação do conjunto imagem, em uma época em que a ênfase em conhecimentos ligados à teoria dos conjuntos foi diminuída, se não anulada. Em nosso entendimento, tal abordagem cria um obstáculo para o aluno que não compreende tais aspectos formais. Nossa proposta é apresentar aos professores o estudo de funções por meio da modelagem davariação de grandezas interdependentes. Tal abordagem prioriza o aspecto dinâmico do estudo das funções, que serão tratadas como instrumentos eficientes de modelagem de problemas, sejam eles concretos ou teóricos.

Nenhum comentário: