segunda-feira, 26 de abril de 2010

PUC-SP abre inscrições para Oficinas de Física

Os conteúdos das oficinas irão preparar os pesquisadores em ensino e profissionais da área para acompanharem as inovações metodológicas e desenvolverem uma nova forma de enxergar a FísicaOs inúmeros avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos criaram a necessidade de revisão geral do ensino e aprendizagem da Física Moderna. Diante do poder de sedução exercido pelas descobertas científicas e das novas tecnologias, é fundamental rediscutir velhos padrões estabelecidos, em especial, no currículo do ensino médio. A PUC-SP, por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), inova ao apresentar três oficinas aprofundando temas como Física Moderna, Acústica e Novas Tecnologias para o ensino da disciplina.Serão oferecidas três oficinas independentes e sequenciais, cada uma delas com duração de dez horas. O primeiro tópico é sobre Física Moderna Experimental. As oficinas seguintes tratarão da Física Acústica e das Novas Tecnologias no Ensino da Física.Dirigido a graduandos e professores das áreas de Ciências da Natureza, principalmente Química, Física e Biologia, fonoaudiólogos, matemáticos, músicos com interesse em Acústica e profissionais interessados em conhecer os fundamentos da Mecânica Quântica, as oficinas tem início em 11 de Maio para Física Moderna Experimental, com aulas sempre as segundas e terças-feiras, das 14 às 17h e quartas-feiras, das 14 às 18h, em 8 de Junho para Física Acústica, com aulas sempre as segundas e terças-feiras, das 14 às 17h e quartas-feiras, das 14 às 18h e em 23 de Junho para Novas Tecnologias no Ensino da Física, com aulas sempre as segundas e terças-feiras, das 14 às 17h e quartas-feiras, das 14 às 18h, na Unidade Cogeae Caio Prado, que fica na Rua Caio Prado, 102 - Consolação - São Paulo. Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae ou pelo link abaixo:
http://cogeae.pucsp.br/cogeae/curso/125

Astronomia na USP.


DEPARTAMENTO DE ASTRONOMIA. Visita ao IAG/USP
Palestra + Observação do céu*
* (dependendo das condições climáticas)

Indicada para turmas do Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) e Ensino Médio
Agendamento pelos telefones 3091-2710/2814/2800
Temas para a palestra: http://www.astro.iag.usp.br/~atendimento/

ATIVIDADE GRATUITA

Visitas às 3ª e 5ª feiras às 19h
Turmas de no máximo 40 alunos por visita

Universidade de São Paulo
Rua do Matão, 1226 Cidade Universitária São Paulo SP (em frente ao Instituto de Física)
Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

A Hora e Vez do Vestibular


Biblioteca Mario Schenberg

O Projeto A Hora e Vez do Vestibular, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, por meio de uma parceria entre o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso e a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, é uma oportunidade ímpar de aprofundar a compreensão e debater os gêneros e estilos literários dos nove títulos exigidos pelos vestibulares das principais universidades públicas.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

IDESP 2010

Acessa Escola














PROGRAMA ACESSA ESCOLA DE NORTE 1
NO PRÊMIO CONEXÃO CULTURA

Os alunos estagiário do Ensino médio do Programa Acessa Escola da DE norte 1, Gabriela Pires de Oliveira (E.E. Ana Siqueira), Marianne Santos Miguel (E.E. Oscar Blois), Sarah Beatriz Alves Magalhães (E.E. Oscar Blois), Caíque Leite Flório (E.E. Maria Helena), Ivan V. Bueno (E.E. Jácomo Stavale) e Lucas Souza da Silva (E.E. Jacomo Stavale) e as PCOP de Tecnologia Educacional Profª. Rosa Maria Rodrigues Lamana e a Profª. Rosangela Asselta Rodrigues participaram do evento de premiação conexão Cultura, uma iniciativa da Fundação Padre Anchieta – Centro Paulista de Rádio TV e TV Educativa, o qual deu destaque a histórias que contam como lan houses e telecentros, são responsáveis por 45% dos acessos à internet no país e são essenciais para a emancipação digital.
No evento foram premiados 12 finalistas que apresentaram relatos pessoais e projetos de gestão que influenciaram positivamente locais na vida das pessoas e comunidade. Houve a participação da aluna estagiária com relato de experiência no Programa Acessa Escola que deu entrevista para a repórter Gabi França da TV Cultura.
Participaram do evento e debate personalidades envolvidas com a emancipação digital: Sérgio Amadeu (Sociólogo), Soninha Francine (subprefeita da Lapa), Rodrigo Baggio(CDI), Gilberto Dimenstein (Jornalista do Grupo Folha), Deputado Otávio Leite(PSDB-RJ), Deputado Paulo Teixeira (PT-SP) entre outros. O evento foi finalizado com a apresentação de um pocket show exclusivo de MV BILL, rapper engajado em questões sociais e defensor da inclusão digital.
As PCOP de Tecnologia Educacional ressaltam a importância da participação desses alunos em eventos que valorizam as ferramentas das novas tecnologias dentro do processo pedagógico.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

2º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES COORDENADORES



A Diretoria de Ensino Norte 1 realizou no último dia 07 deste mês o 2º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES COORDENADORES. O Evento teve como objetivo a reflexão sobre diferentes formas de utilizar o espaço das HTPC para potencializar a formação dos professores. Os Supervisores, Professores Coordenadores das Unidades Escolares e da Oficina da DE desfrutaram de um dia de estudos num agradável espaço gentilmente disponibilizado pela parceria com o Centro de Pastoral Santa Fé, localizado no Km 25 da Rodovia Anhanguera. Esse momento contou também com a parceria da Editora Moderna que, além de saudar A DE pelo excelente resultado do IDESP/2009, apresentou a palestra “O papel do gestor como líder de sua equipe” com a Profª Elaine Nalde.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

IDESP 2010

Vídeo - 2º Encontro dos Coordenadores

De 2º Encontro dos Coordenadores

ENCONTROS DE FORMAÇÃO POR POLO


Foi realizada a segunda reunião de Polo na E.E. Cândido Gonçalves Gomide, no dia 31/03. Este evento reuniu o grupo gestor (Diretores, Professores Coordenadores do Ciclo I, do Ciclo II e Ensino Médio) das escolas E.E. Anilza Piolli, E.E. Felícia de Rinaldis Franco, E.E. Prof. José Barbosa de Almeida, E.E. Salvador Ligabue, E. E. Carlos F. W. Lacerda, E. E. Geraldo H F. Ottoni, E. E. Nossa Sra. do Retiro e E. E. Cândido G. Gomide, que estão sob a coordenação das Supervisoras Dora Roma e Regina Campos. Esta reunião contou com a participação das Professoras Coordenadoras da Oficina Pedagógica Gleide Celma da Silva (ciclo I), Ester Galesi Gryga (História), Maria Cecilia Orrú Carnovalli (Língua Portuguesa) e Rosa Maria Lamana (Tecnologia Educacional).

O encontro teve como objetivo refletir e aprofundar os conhecimentos sobre a Recuperação Paralela e sobre a importância dos registros para acompanhamento do percurso de aprendizagem dos alunos. Este espaço foi também um momento de troca de experiências e vivências entre as escolas pertencentes à mesma região, visando à continuidade na formação dos envolvidos no processo educacional e a socialização de ações positivas para melhoria do ensino.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Orientações Técnicas de Educação Especial


Nos dias 18 e 26 de março, na EE Alípio de Barros, os professores especialistas da Educação Especial reuniram-se para discutir sobre a legislação e o que pensam os autores da área, vejam as fotos no link http://picasaweb.google.com.br/2010norte1/EdEspecial#