sexta-feira, 25 de junho de 2010

BIBLIOGRAFIA AVALIAÇÃO

CADERNO DO GESTOR – VOLUME 1 – 2009 (IDESP)
CADERNO DO GESTOR – VOLUMES 1 (Organização do Trabalho do Professor Coordenador) E 2 (Avaliação) - 2008
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/prp_l.php?t=001

Autonomia da escola: um reexame. José Mário Pires Azanha. Série Idéias n.16, São Paulo: FDE, 1993. p. 37-46.Proposta pedagógica e autonomia da escola . José Mário Pires Azanha. A Escola de Cara Nova /Planejamento, São Paulo: SE/CENP, 2000. p.18-24.A construção da proposta pedagógica da escola. A escola de cara nova. Planejamento 2000, São Paulo: SE/CENP, 2000. p.10-17.Como transformar a rotina em desafio?. Eny Maia. Acesso: revista de educação e informática n.14, São Paulo: FDE, dez. 2000. p. 19 -28.A construção do projeto pedagógico na escola de 1º grau Selma Garrido Pimenta. Série Idéias n. 8, São Paulo: FDE, 1998. p. 17-24.A construção da proposta educacional e do trabalho coletivo na unidade escolar. José Cerchi Fusari. Série Idéias n.16, São Paulo: FDE, 1993. p. 69-77.Significado e pressupostos do projeto pedagógico. Terezinha Azerêdo Rios. Série Idéias n.15, São Paulo: FDE, 1992. p. 73-77.A eficácia das escolas não se mede: ela se constrói, negocia-se, pratica-se e se vive. Monica G. Thurler. Série Idéias n.30, São Paulo: FDE, 1998. p. 175-192.Rever o quê, mudar por quê. Luiz Carlos de Menezes, Revista Acesso, Revista Acesso: revista de educação e informática, n.14, São Paulo: FDE, dez. 2000. p. 29-34Formação disciplinar e desenvolvimento de competências na Educação Básica. Luiz Carlos de Menezes. Projeto Escola nas Férias: mais uma oportunidade de aprender, subsídios, São Paulo: SE/CENP, 1998. p.7-12.Projeto pedagógico e projeto de informática. João Ribeiro. Revista Acesso: revista de educação e informática n.14, São Paulo: FDE, dez. 2000. p. 35 -38 Proposta pedagógica. Reorganização da Trajetória Escolar no Ensino Fundamental: classes de aceleração; proposta pedagógica curricular, São Paulo: SE/FDE, 1997. p. 7-18.Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo - HTPC. Artigo da Publicação: Cartas aos professores coordenadores pedagógicos. São Paulo: SE/CENP, 1999. p. 53-61.Conexão entre gestão escolar e proposta pedagógica na escola Trecho de debate com Helenice Maria Muramoto e Madza Julita Nogueira. Série Idéias n. 15, São Paulo: FDE, 1992. p. 69-72.Uma reflexão conjunta sobre o cotidiano da escola de Primeiro Grau. Elaine Maria Salles Landell de Moura. Série Idéias n. 8, São Paulo: FDE, 1998. p. 25-31.O planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas. José Cerchi Fusari. Série Idéias n. 8. São Paulo: FDE, 1998. p.44-53.
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Links
Planejamento escolar 2010Traz orientações para a realização do Planejamento Escolar em 2010 e informações sobre Programas e Ações da Secretaria da Educação de São Paulo.http://cenp.edunet.sp.gov.br/planejamentoescolar2010/São Paulo Faz Escolahttp://www.rededosaber.sp.gov.br/contents/SIGS-CURSO/sigscFront/default.aspx?SITE_ID=25&SECAO_ID=447Nas páginas deste Site encontram-se as Propostas Curriculares (Ensino Fundamental e Ensino Médio) para o Estado de São Paulo, documento de orientações para a gestão do currículo na escola dirigido especialmente às Unidades Escolares e aos dirigentes e gestores, além de, vídeos, notícias, atividades didáticas do professor e dos alunos para as aprendizagens específicas dos conteúdos de cada disciplina.Planejamento: da intenção à ação concretahttp://www.crmariocovas.sp.gov.br/prp_a.php?t=018O processo de planejamento é um momento precioso de reflexão coletiva, no qual a escola tem a oportunidade de exercer sua autonomia. Sob a liderança do diretor e do coordenador pedagógico, ele envolve todos os segmentos da escola - professores, funcionários, pais e alunos, para traçar a arquitetura do novo ano e lançar as bases da construção do saber que se processará por todo o período letivo. É também no planejamento que a escola constrói, passo a passo, sua identidade, transformando intenções em ações concretas.
http://www.udemo.org.br/Replanejamento%202008.htm

Replanejamento das Escolas
No intuito de auxiliar os professores coordenadores e Diretores de Escola no replanejamento, inserimos alguns artigos oriundos de Revistas do Projeto Pedagógico da UDEMO, para possível utilização nesse período de trabalho nas escolas
A Sociedade da Aprendizagem e o Desafio de Converter Informação em Conhecimento
Leitura e Matemática
Um Modelo de Prioridades Educacionais numa Sociedade de Informação
Para Aprender a Ensinar e Avaliar
Avaliar para Ensinar Melhor
Todas as Leituras

http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/planejamento-nao-deixe-depois-424782.shtml

Planejamento: não deixe para depois
Reunimos as melhores matérias que NOVA ESCOLA já publicou sobre planejamento escolar. E conversamos com duas especialistas no assunto
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Planejamento é a palavra-chave para um projeto pedagógico bem-sucedido. Algumas escolas já se adiantam e começam a preparar as estratégias ainda em dezembro. Outras esperam o começo do ano, quando as baterias já estão recarregadas pelo recesso das Festas. Não importa em que período a sua escola vai realizar o planejemento, algumas questões podem ajudar você a se lembrar do que deve constar do seu cronograma. "Mais que o planejamento, a avaliação de seu andamento precisa estar na rotina semanal de trabalho do corpo diretivo", comentam as "parceiras" Cláudia Zuppini e Silvana Tamassia, respectivamente diretora e assistente pedagógica da EMEIEF Cata Preta em Santo André. Ouça a entrevista que elas concederam à jornalista Karina Yamamoto em que listam os principais objetivos do planejamento e algumas estratégias para que ele seja um sucesso. Quer saber mais sobre assunto? Confira ainda outras reportagens já publicadas pela revista NOVA ESCOLA sobre planejamento: - Vamos estudar juntos? Ao colocar seus alunos para trabalhar em grupo, eles troquem informações e melhorem a socialização - Trabalho de todos e de cada um Como organizar uma jornada pedagógica consequente - Quatro razões para fazer da rotina sua aliada Você e a turma só têm a ganhar se seu cotidiano for bem planejado, com metas e horários definidos - Planejamento e correção de fluxo É importante envolver toda a rede, inclusive os professores de classe. - Avaliação de final de ano Ela é aliada de quem quer deixar o planejamento do próximo ano ainda mais afinado. - Planejamento de campeão Como o planejamento pedagógico ajudou uma escola do Rio a alcançar os melhores resultados da Prova Brasil. - Ensinar bem é saber planejar O planejamento deve estar presente em todas as atividades escolares.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12621%3Apublicacoes-do-profuncionario&catid=195%3Aseb-educacao-basica&Itemid=859

1. MANUAL DE ORIENTAÇÕES GERAIS
2.FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
FUNCIONÁRIO DA ESCOLA: CIDADÃO, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES
EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS
HOMEM, PENSAMENTO E CULTURA: ABORDAGEM FILOSÓFICA E ANTROPOLÓGICA
RELAÇÕES INTERPESSOAIS: ABORDAGEM PSICOLÓGICA
EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TRABALHO: ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DA EDUCAÇÃO
GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
3. FORMAÇÃO TÉCNICA COMUM ÀS QUATRO HABILITAÇÕES:
INFORMÁTICA BÁSICA
PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
DIREITO ADMINISTRATIVO E DO TRABALHO
3.1. FORMAÇÃO TÉCNICA EM GESTÃO ESCOLAR
TRABALHO ESCOLAR E TEORIAS ADMINISTRATIVAS
GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS SISTEMAS E NA ESCOLA
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
3.2 FORMAÇÃO TÉCNICA EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
AUDIOVISUAIS, ARTE, TÉCNICA E LINGUAGEM
BIBLIOTECA ESCOLAR
OFICINAS CULTURAIS
INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
INFORMÁTICA APLICADA ÀS ARTES
3.3 FORMAÇÃO TÉCNICA EM MEIO AMBIENTE E MANUTENÇÃO DA ESTRUTURA ESCOLAR
MEIO AMBIENTE, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO
EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS
EQUIPAMENTOS E MATERIAIS DIDÁTICOS
3.4 FORMAÇÃO TÉCNICA EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO BRASIL
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL
POLÍTICAS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
PLANEJAMENTO E PREPARO DE ALIMENTOS
CADÁPIOS SAUDÁVEIS
3.5 Habilitações: “Infra-Estrutura Escolar” e “Gestão Escolar”
· Equipamentos e materiais didaticos
· Estatistica aplicada a educacao
· Higiene e Seguranca nas Escolas
· Técnicas de redacao e arquivo

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