sexta-feira, 26 de março de 2010

Projeto PIC - Curso de Formação de Professores



No dia 26 de março de 2010, inicíou o projeto PIC 2010, veja o vídeo do evento acima, e as fotos no link ao lado : Fotos 2010

quarta-feira, 24 de março de 2010

O PROFESSOR EDUCADOR

A sociedade moderna exige do Professor hoje, uma série de tarefas cuja complexidade e amplitude o transformam necessariamente em Educador.
Não podemos conceber, na sociedade atual, o Professor como simples transmissor de conhecimentos e o aluno como “tabula rasa” onde são depositados os conteúdos, por vezes sem qualquer significado contextual, como refere-se Paulo Freire em “Educação Bancária versus Educação Libertadora”. O perfil do Educador moderno requer como essenciais competência técnica e compromisso político. Como competência técnica destaca-se a implícita capacidade de transmitir os conhecimentos construídos e sistematizados pela humanidade através dos séculos e o dever subjetivo de transmiti-lo às novas gerações. O Educador não pode negar ao aluno a compreensão das condições culturais, históricas e sociais da produção do conhecimento. O compromisso político obriga o Educador a refletir com os alunos sobre suas responsabilidades individuais e coletivas relacionadas com seu bem-estar e desenvolvimento pessoal, bem como no fato de assumir compromissos para a melhoria de qualidade de vida da comunidade em que vive e se relaciona. Cabe portanto ao Educador, levar o aluno a pensar, a contextualizar, a analisar comparativamente, a quebrar preconceitos e buscar soluções gradativas para problemas que afetam a sua comunidade e com base nos conhecimentos adquiridos, construir novos conhecimentos e a pô-los em prática com ética e responsabilidade no seu convívio social e cultural, numa sociedade de direitos e deveres. É tarefa intrínseca do Educador incentivar e oferecer espaços para o desenvolvimento do Protagonismo Juvenil e a valorização do surgimento de lideranças positivas que levem à concretização de uma sociedade igualitária, justa e humana.
O Professor Educador é aquele que transforma o aluno em cidadão e no ato de ensinar concretiza a corporeificação das palavras pelo exemplo.
Militino Roza - Supervisor de Ensino

segunda-feira, 22 de março de 2010

Convite à Física - IFUSP

O Convite à Física é uma série de colóquios semanais, abertos ao público geral e especialmente dedicados a todos os estudantes ingressantes na graduação na Universidade de São Paulo, independente da área ou carreira que estejam cursando.

Ele é organizado pelo Departamento de Física Matemática do IFUSP e, a partir de 2007, tem o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Seu objetivo é apresentar a Física e seus temas de pesquisa em uma linguagem acessível, discutindo seus métodos, suas contribuições à visão que temos do mundo e suas aplicações diversas a outras Ciências e à Tecnologia em geral.

Os colóquios da série Convite à Física são realizados sempre às quartas-feiras às 18:00 horas, no Auditório Abrahão de Moares do IFUSP.

A entrada é livre e nenhuma inscrição prévia é necessária.

Melhores informações no Blog de Física : http://fisicanorte1.blogspot.com

sexta-feira, 19 de março de 2010

Projeto Letra e Vida - DE Norte 1




Coordenadores de grupo da Oficina Pedagógica: Francisco Antonio Moreira Rocha e Joana Eunice Macedo.

"LETRA E VIDA" é um curso de atualização sobre alfabetização, que será realizado com professores de Ciclo I - Ensino Fundamental da Diretoria de Ensino Norte 1, organizados em 5 turmas,nos períodos; Turma 1, de 2/3/10 a 21/6/11; Turma 2; de 3/3/10 a 22/6/11; Turma 3, de 4/3/10 a 30/6/11; Turma 4, de 4/3/10 a 30/6/11; Turma 5de 5/3/10 a 1/7;11, com carga horária total de 180 horas.
A proposta demonstra ainda o compromisso da Equipe Pedagógica da D.E. Norte 1 em desenvolver ações, que visem a alcançar a melhoria da qualidade do ensino nas séries iniciais, atendendo as metas propostas pela SEE,pois entendem a formação continuada como principal ferramenta de superação dos problemas enfrentados nas séries iniciais.
Uma vez que as pesquisas atuais apontam a necessidade de formação dos professores que possibilite criar condições na sala de aula para que a maioria dos alunos chegue alfabetizados até o final da 1ª série,manifestamos PARECER FAVORÁVEL à autorização do curso.

Noemi Batista Devai
Equipe Ciclo I- EF/CENP

01. OBJETIVOS
• Melhorar os resultados da alfabetização.
• Promover mudanças na didática e na metodologia dos alfabetizadores.
• Favorecer o espírito de companheirismo, solidariedade e trabalho coletivo no grupo.
• Criar um contexto favorável para a aprendizagem de todos.
• Apresentar e discutir as expectativas de aprendizagem, relacionando-as com o processo de formação.
• Sencibilizar os professores para importância do registro no processo de formação profissional e de desenvolvimento pessoal.

02. CONTEÚDOS
• Como acontecem os processos de aprendizagem da leitura e da escrita.
• Como organizar situações didáticas adequadas às necessidades de aprendizagem dos alunos.
• Situações de aprendizagem pautadas na metodologia de resoluções de problemas.

03. CARGA HORÁRIA
• Total - 180 horas – 45 semanas ( em 3 módulos – cada módulo 60 horas).
• Estudo semanal: 03 horas em grupo + 01 individual.


04. MÓDULOS
• Módulo I: conteúdos de fundamentação, relacionados aos processos de aprendizagem da leitura e escrita, e a didática da alfabetização.
• MóduloII: focado em situações didáticas de alfabetização.
• MóduloIII: conteúdos de língua portuguesa que têm lugar no processo de alfabetização.

05. ESTRUTURA DOS MÓDULOS
• Cada módulo está dividido em unidades
• Uma unidade (aproximadamente 5 atividades) = um encontro de 03 horas.

06. METODOLOGIA
Orienta-se por duas finalidades básicas:
• Ampliação do universo de conhecimento dos professores cursistas sobre a alfabetização.
• Reflexão sobre a prática profissional.

07. ESTRATÉGIAS
Resolução de situações-problema:
• Análise de produções de alunos.
• Planejamento de situações didáticas, conforme orientações encontradas nas unidades.
• Análise da adaptação de uma dada atividade, considerando-se um grupo específico de alunos.
• Comparação de atividades em relação aos objetivos previamente definidos.
• Discussão das implicações pedagógicas dos textos teóricos estudados.
08. ESTRUTURA DAS UNIDADES
Três atividades são permanentes:
• Leitura em voz alta – textos literários.
• Rede de idéias- professores compartilham suas opiniões e dúvidas, a partir das atividades propostas.
• Trabalho pessoal- situações de leitura e/ou escrita realizadas fora do grupo.
As demais atividades propostas variam, mas têm como orientação metodológica geral:
• A tematização da prática dos professores;
• O planejamento e o desenvolvimento de propostas de ensino e aprendizagem;
• O intercâmbio a partir do conhecimento experiencial que possuem;
• A discussão das necessidades / dificuldades que enfrentam no trabalho pedagógico.

Veja algumas fotos no Link abaixo :
Letra e Vida - 2010norte1 - Álbuns da web do Picasa

quarta-feira, 17 de março de 2010

Orientação Técnica de Alfabetização no Pimentel

Oficina de Alfabetização para professores do Ciclo 2, realizada pela PCOP de Língua Portuguesa Profª Marilisa Pereira, com a participação do Coordenador da Oficina Pedagógica Profº Luiz Carlos Tozetto e do Profº Mílton Álvaro Menon PCOP de Física, na EE Prof Edgard Pimentel Rezende, em 15/03/2010.Veja as fotos no link :
Alfabetização - 2010norte1 - Álbuns da web do Picasa

Orientação Técnica de Alfabetização

terça-feira, 16 de março de 2010

Encontro de Professores de Matemática e Português

Os Professores de Língua Portuguesa e Matemática foram convocados para uma Formação nos dias 11 e 12 de março sobre Recuperação Paralela. O evento contou com a participação efetiva de muitos professores e foi muito produtivo. Estavam presentes os PCOP Menon, Jozani, Marcia e Maria Cecilia. Esperamos que este encontro gere muitos frutos.